Por Andreia Stanger (2020)
A maior reclamação das pessoas é que não tem tempo para nada. Falta tempo para estudos, para malhar, para o lazer, para o trabalho, etc. Todos temos as mesmas 24 horas à nossa disposição e vemos pessoas fazendo muitas coisas como se o dia delas tivesse mais horas do que o dia das outras pessoas.
E você? Como gerencia seu tempo? Consegue fazer tudo que gostaria? Consegue ter tempo para o lazer, estudos, trabalho, estudos pra concurso, para a espiritualidade, atividade física, família e amigos? Você é daquele tipo que deixa tudo para a última hora? Você procrastina?
Há muitos fatores que influenciam a gestão do tempo como, por exemplo, não planejar o seu dia. Óbvio que mesmo para aqueles que planejam, muitos imprevistos podem acontecer num dia, mesmo tendo planejado, mas quem planeja sofre menos.
A gestão do tempo pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, pode fazer com que você consiga mais tempo livre, aumente sua produtividade e eficiência, pode te ajudar profissionalmente elevando sua reputação, além de fazer com que você consiga realizar vários objetivos e com isso te motivar mais!
Melhorar a sua gestão do tempo implica primeiro em você fazer um diagnóstico para saber como está utilizando o seu tempo, descobrir o que está roubando seu tempo. Será que você fica muito no celular? Na TV? Jogando? Navegando na internet?
Aliás, você sabe quanto tempo gasta em cada coisa? Que tal, por uma semana anotar quanto tempo você usa para tudo? Pegue um caderno e anote todas as atividades que você faz, inclusive questões de higiene pessoal, alimentação, dormindo, no transporte/deslocamento.
Após esse levantamento faça uma análise e descubra se você está gastando tempo com coisas que não te acrescentam, se é possível terceirizar algo (transferindo a responsabilidade para outra pessoa), se você consegue otimizar, como por exemplo, ao andar de ônibus conseguir fazer alguma leitura ou ouvir um áudio. Verifique como você pode melhorar.
Possivelmente ai você já terá um bom resultado. Em seguida, planeje a semana seguinte, e coloque na agenda tudo que é importante. Deixe um tempo para tudo que é necessário. Vá fazendo ajustes até encontrar uma forma de gestão de tempo que atenda às suas necessidades.
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