Por Andreia Stanger (2021)
Fiz um post no Linkedin que viralizou de uma forma impressionante! Nele eu dizia “Ninguém se importa com sua história até você vencer! (mantenha-se em silêncio!)” . Acompanhada da imagem do meu distintivo, caneca e papel de parede do computador, estava um texto que sugeria para que as pessoas estudassem e trabalhassem em silêncio, justamente porque existe inveja, pessoas torcendo contra e que é importante cada qual manter a sua saúde mental e evitar cobranças.
Pois bem, foram milhares de visualizações, milhares de “gostei”, “parabéns” e “amei!”, além milhares de comentários! Antes de eu continuar: uau!! Incrível o que uma publicação despretensiosa pode alcançar neste meio digital! Gratidão a cada um de vocês!!
A maioria das mensagens foram positivas, acompanhadas de frases de apoio, de parabéns, marcações de outras pessoas… foi realmente incrível! Mas, como tudo na vida, há as pessoas que criticam e isso faz parte. Muitos falaram que discordavam, explicaram seu ponto de vista e eu respeito a opinião. Juro! De verdade!!
Uma coisa importante sobre mim que eu prezo muito, é que a mensagem precisa ser clara. Além de perita sou professora e, se o aluno não entendeu, não vejo problema algum em explicar uma, duas, dez vezes! E é por esse motivo que estou aqui para explicar algo que a imagem por si só deveria dizer.
Vamos lá! Primeiro ponto: a postagem não tem nada a ver com o meu trabalho ou colegas. Não preciso trabalhar em silêncio devido a algum problema de gestão/organização, realmente não tem nada de secreto, ou que precise ser feito em silêncio e mantido em segredo no trabalho. Por outro lado, não preciso vir aqui e expor para vocês o quanto é difícil o meu trabalho. O trabalho é pesado? Sim! Muito! Preciso expor? Desnecessário! Minha forma de lidar com isso de uma forma positiva é ser voluntária em dar palestras para alertar pais e responsáveis sobre abuso sexual infantil, da importância de cuidar das crianças e adolescentes e não as deixarem navegando pela internet sozinhas, participando de redes sociais ou games sem a devida supervisão.
Segunda questão: vejo muitas pessoas que tem sonhos e não os realizam. A postagem é para elas! Você tem um sonho de ter um carro X? Ou viajar para um determinado lugar? Ou trabalhar numa determinada empresa? Excelente! Faça algo! Não fique esperando cair do céu! Mas, sinceramente, opinião da Andreia, você não precisa contar isso para todas as pessoas! Tem que esconder? Não! Mas conte para pessoas que REALMENTE se importam com isso e vão te apoiar! Família? Não necessariamente, também!
Sabe por quê? Porque vão fazer cobranças, mesmo que façam isso de forma inocente, assim como invejosos, gente torcendo contra ou até mesmo sabotar, mesmo que você não acredite ou não aceite.
Vou dar um exemplo prático do que postei. Tenho muitos mentorandos que estão estudando para concursos e a maioria deles não está contando isso para o mundo, apenas para pessoas muito próximas. Por que fazem isso? Para se protegerem. Vai que eles não passam? Já pensou? Ou ainda para não serem interrompidos (já que o tempo é precioso) para responder perguntas do tipo:
– “Tá estudando pra qual concurso? Ah, esse é muito difícil! Não vai passar!”
– “Você não acha perigoso ser policial/juiz/promotor?”
– “Eu, se fosse você, não faria concurso, melhor ficar no seu emprego atual, ficar com o que está garantido”
– “Não é melhor você fazer um concurso mais simples?”
– “Nunca vi alguém conseguir passar trabalhando. Precisa ter tempo livre para estudar”
– “Você está muito velho(a), melhor desistir”
– “Ô amor, você não precisa fazer concurso, eu cuido das contas da casa”
– “Vai lá! faz sim o concurso” (e por trás a pessoa pensando: “não vai passar nunca”)
– “Foi bem? Qual o resultado? Passou? Ah que pena… achei que você iria passar”
Tem noção do que esse tipo de comentário pode fazer na vida de uma pessoa? O tanto que pode atrapalhar o foco dos estudos? O quanto atrapalha a saúde mental?
Vida de quem estuda para concurso não é fácil. Da mesma forma de quem está correndo atrás dos seus sonhos (sejam eles quais forem!)
A pessoa tem que lutar diariamente contra seus próprios pensamentos, tem que gerenciar trabalho/família/amigos/compromissos com estudos, precisa abrir mão de muita coisa, precisa economizar, tem que fazer malabarismos pra conseguir tempo (ah, o tempo.. sempre tão escasso !)… realmente, não é fácil!
Sinceramente, eu acho que é muita coisa para gerenciar, concordam? Por que então incluir mais um fator estressante?? Melhor ficar quieto e gastar o tempo estudando/trabalhando em prol dos seus sonhos! Não seria melhor guardar essa energia com o que realmente vale a pena?
Vá lá e realize! E depois disso orgulhe-se, orgulhe-se muito do que realizou! E então conte ao mundo! Foi neste sentido a minha postagem, espero ter sido mais clara! 😉
E se você não concordar, tudo bem! Mundo que segue e continuamos amigos(as). Sem problemas!! Juro que não vai me magoar! Sucesso!!